Sindicatos se reúnem para discutir possível movimento grevista
O SINDIRETA e demais Sindicatos do Movimento Unificado em Defesa do Serviço Público se reuniram no dia 09/09 para tratar de estratégias caso o governo não venha a honrar com a última parcela dos reajustes das categorias em outubro, que deveria ter sido paga em 2015.
A pauta dos Sindicatos é única: Se o governo não pagar, haverá paralisação das categorias. A deliberação é que no final de setembro será realizada uma audiência pública na Câmara Legislativa para discutir a situação. O objetivo é chamar representantes do Palácio do Buriti para que o governo se posicione sobre o assunto, já que até o momento o GDF não confirmou efetivamente que pagará os rejustes.
O reajuste salarial foi aprovado no governo passado, do governador Agnelo Queiroz e deveria ter sido pago em três parcelas. Alegando não ter dinheiro em caixa, o governador Rodrigo Rollemberg disse, em outubro de 2015, que só poderia iniciar o pagamento em maio deste ano. Poucas semanas depois, se comprometeu a honrar o compromisso apenas em outubro deste ano. Mas agora, mesmo com o prazo se esgotando, o GDF ainda não se manifestou se conseguirá cumprir o acordado.
Em julho, integrantes do primeiro escalão distrital e técnicos do Buriti admitiram que a situação é preocupante. “Não há dinheiro suficiente. Para aplicar os reajustes, será necessária muita boa vontade do governador. Se ele pagar, haverá uma sequência de atrasos no pagamento do 13º, de pecúnias e até mesmo de fornecedores do GDF”, alertou um técnico da Secretaria de Fazenda.
Além do SINDIRETA, participaram da reunião representantes do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen-DF), do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do GDF (Sindsasc-DF), do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse-DF), do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do DF (Sindireta), do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), do Sindicato dos Médicos (SindMédico), e do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do DF (Sindvacs-DF).
Curta a nossa Página no Facebook e esteja sempre bem informado: www.facebook.com/sindireta