Com recursos do Iprev, governo garante salário de Servidores
O dia ontem (29/09) foi cheio para as lideranças sindicais. Durante a manhã estiveram reunidos com o governador, Rodrigo Rollemberg, que declarou que precisava aprovar na Câmara Legislativa o uso de parte do valor do superavit do Instituto de Previdência – Iprev para garantir o pagamento dos servidores públicos do DF nos próximos 3 meses, caso isso não ocorresse, haveria um risco iminente de não haver recursos para o pagamento em dia.
A tarde os presidentes dos 17 Sindicatos estiveram no gabinete da presidente da CLDF, Celina Leão, onde estavam presentes também 15, dos 24 deputados da Casa, além dos secretários de Fazenda, de Relações Institucionais e Gestão Administrativa, tudo para garantir a melhor forma de aprovar o projeto de maneira que os servidores não saíssem prejudicados. Assim, no final da tarde, o PL 30/2015 foi aprovado, garantindo o salário dos servidores, ainda sem os reajustes.
Segundo o presidente do SINDIRETA, Ibrahim Yusef, esta foi uma medida emergencial para garantir o pagamento do mês, mas que os reajustes serão cobrados. “Não é porque apoiamos esta medida é que esquecemos dos nossos reajustes. Na semana passada deixamos os servidores em estado de greve, caso o nosso pagamento não venha com o reajuste, a deliberação continua sendo de Greve Geral”, explica.
Diante da ameaça dos Sindicatos, o governador marcou uma reunião amanhã para tratar do calendário de pagamentos dos reajustes das 32 categorias. A aprovação do Projeto de Lei garantiu que:
– O pagamento do salário dos servidores públicos sem atraso;
– O GDF saia do limite da LRF e cumpra os acordos firmados de reajuste salarial;
– Manutenção do equilíbrio da previdência, uma vez que o substitutivo aprovado prevê garantias na forma de imóveis do governo como garantia do ‘’empréstimo’’.
– O governo irá repor o dinheiro do IPREV em até 180 dias.
– O GDF vai honrar com os compromissos atrasados com os servidores, como o pagamento do 13º salário do mês de agosto e o retorno do pagamento da licença-prêmio em pecúnia para os que se aposentam até o fim deste ano.
– O GDF não mande para Câmara o PL que altera a licença-prêmio para licença-capacitação.
Curta a nossa Página no Facebook e esteja sempre bem informado: www.facebook.com/sindireta